Polipropileno
O polipropileno é um plástico ou polímero, e é composto pela junção de múltiplos monômeros de propeno. Além de reciclável, pode ser identificado através do símbolo de reciclagem triangular com o número 5 no meio, e na parte inferior as letras "PP", significando Polipropileno.
O propileno é um termoplástico, ou seja, para ser moldado precisa ser aquecido, e possui propriedades semelhantes a do polietileno, sendo que seu ponto de amolecimento é mais elevado.
ONDE é APLICADO
Brinquedos;
Bumerangues;
Copos Plásticos;
Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;
Carcaças para eletrodomésticos;
Fibras;
Sacarias (ráfia);
Filmes orientados;
Tubos para cargas de canetas esferográficas;
Carpetes;
Seringas de injeção;
Material hospitalar esterilizável;
Como Invólucro para materiais alto laváveis;
Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias,interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo).
Peças para máquinas de lavar.
Cabos para ferramentas manuais.
COMO É FEITO
O polipropileno se dá pela formação de longas cadeias compostas de monômeros de propeno. O propeno, ou propileno, é o monômero base e um gás à temperatura ambiente. Quando é unido forma cadeias longas de moléculas do polímero polipropileno.
O processo de unir monômeros é chamado de polimerização ocorre em um reator que opera sobre altas temperaturas e pressão, através de um sistema catalítico. Ao sair do reator, o propileno sai partículas, e vai para uma extrusora, onde se adiciona aditivos e então, acontece a granulação(processo de deixar o material em grãos). Após a granulação, o produto já está pronto para ser comercializado.
RECICLAGEM
Antes de tudo, é necessária a separação dos materiais para efetuar a reciclagem, pois não é possível a reciclagem de materiais diferentes, tornando o processo inviável, pois a mistura tem de ser homogênea, caso contrário, os plástico não se misturam. O polipropileno tem sua reciclagem através do processo da