Probabilidade
“A teoria do azar consiste em reduzir todos os acontecimentos de um mesmo genêro a um certo número de casos igualmente possíveis, ou seja, tais que estejamos igualmente inseguros sobre sua existências, e em determinar o número de casos favoráveis ao acontecimento cuja probabilidade é buscada. A razão deste número para o de todos os casos possíveis é a medida dessa probabilidade, a qual é portanto um fração cujo numerador é um número de casos favoráveis e cujo denominador é o número de todos os casos possíveis.”
Pierre Simon Laplace
A Teoria das Probabilidades é uma ramificação da matemática que desenvolve modelos e pesquisas sobre experimentos e fenômenos aleatórios que serão estudados, para que estes sejam aplicados também no dia a dia do ser humano.
Neste trabalho de pesquisa abordaremos o tema da probabilidade aplicada nos jogos de loteria, cabendo nosso estudo no principal deles, a Mega-Sena.
Desenvolvimento:
Em nosso estudo será apresentado , quais as chances de mesmas dezenas serem sorteadas em jogos consecutivos, ocasionando suspeitas de vício nos apostadores.
Portanto, devemos calcular a probabilidade de tal coincidência ter ocorrido em qualquer par de concursos consecutivos na história da Mega-Sena, desde o primeiro, em março de 1996, até o último, de número 1339, realizado em 23/11/2011.
Tomaremos como exemplo uma pessoa que desde o primeiro jogo de Mega-Sena faz suas apostas. Suponhamos que a regra agora seja apostar sempre nas seis dezenas que saíram no sorteio anterior. Assim, a probabilidade desta pessoa ter feito pelo menos uma quadra até hoje (ou seja, ter acertado quatro dezenas) é a mesma de já ter saído durante toda a Mega-Sena quatro dezenas iguais em sorteios consecutivos. Isso possibilita o entendimento de que as coincidências relatadas anteriormente não são impossíveis.
Calculei as probabilidades de haver, em um concurso específico (por exemplo, o concurso da