Probabilidade estatistica
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
1 - INTRODUÇÃO
1.1. – DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA.
Estatística é um conjunto de técnicas usadas para coletar, analisar e interpretar conjunto de dados originários de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento permitindo assim que conclusões sejam retiradas em situações onde a incerteza e as variações estejam presentes.
RAMOS PRINCIPAIS DA ESTATÍSTICA:
* Estatística Descritiva: é, em geral, utilizada na etapa inicial da análise, quando tomamos contato com os dados pela primeira vez. Envolve a organização e a sumarização dos dados através de métodos tabulares, cálculo de medidas de resumo e gráficos. * Inferência Estatística: processo que envolve a utilização de dados obtidos a partir de uma amostra para fazer estimativas ou testar hipóteses sobre as características de uma população. Envolve análise e interpretação da adequabilidade de amostras.
1.2. - POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA?
No moderno ambiente administrativo e econômico global, dispõe-se de uma vasta quantidade de informação estatística.
Os gerentes e tomadores de decisão de maior sucesso são aqueles capazes de entender as informações e usá-las eficazmente.
1.3. – EXEMPLOS DE APLICAÇOES DA ESTATÍSTICA EM DIVERSAS ÁREAS
Aplicação em Administração:
Uma empresa vende um repelente de insetos que alega ser eficiente no prazo de 300 horas e sua eficácia neste período é de 95%. Uma analise de 30 itens escolhidos aleatoriamente, ou seja, uma amostra, mostrou que realmente o produto satisfaz as especificações. Para viabilizar a aceitação do produto no mercado cabe à parte administrativa entrar com ferramentas que analisem o custo / beneficio do produto e uma campanha de lançamento do mesmo.
Aplicação em Ciências Contábeis:
Um auditor foi contratado por uma empresa de tintas para verificar suas contas desde sua fundação, na década de 70, com a finalidade de avaliar seu desempenho no mercado. Dada a