Prob
Probabilidade
Sumário
17.1 Introdução
.......................
17.2 Conceitos Básicos
...................
1
2
2
Unidade 17
Introdução
17.1
Introdução
Iniciamos, nesta unidade, o estudo de Probabilidade, cuja parte mais elementar é uma das aplicações da Combinatória. A Teoria de Probabilidade, como diz o nome, é o estudo de fenômenos que envolvem a incerteza e se originou como instrumento para modelar jogos de azar, como cartas e dados.
Probabilidade é a base para a Estatística, ciência utilizada nas mais diversas atividades humanas, sendo fundamental em várias áreas, como Ciências Humanas,
Ciências da Saúde, Economia e Finanças, Ecologia e Teoria dos Jogos, entre muitos outros. Do ponto de vista teórico, atualmente, a Teoria de Probabilidade é utilizada como ferramenta em algumas áreas da Física e, cada vez mais, em áreas da própria Matemática. Por esse motivo, o ensino de Probabilidade no Ensino Médio é importante e atual.
Esse assunto é muito vasto, mas aqui só trataremos de alguns conceitos básicos e suas aplicações. Denem-se o conjunto espaço amostral e a noção de probabilidade como sendo uma função numérica com domínio no conjunto das partes desse espaço. Os subconjuntos do espaço amostral são os chamados eventos.
As propriedades básicas da função probabilidade são dadas no Teorema 3, que bastarão para resolver os problemas dessa unidade.
17.2
Conceitos Básicos
Experiências que repetidas sob as mesmas condições produzem geralmente resultados diferentes são chamadas de aleatórias. Por exemplo, retira-se uma carta de um baralho e verica-se se ela é ou não um curinga; compra-se uma lâmpada e verica-se se ela queima ou não antes de 100h de uso; joga-se um dado até se obter um seis e conta-se o número de lançamentos.
Definição 1
Espaço Amostral
Chamaremos de espaço amostral o conjunto de todos os resultados possíveis de uma experiência aleatória.
Representaremos o espaço amostral por
só