Fayol, ford, taylor, mayo
46056
Fayol
Jules Henri Fayol nasceu em Istambul, Turquia em 29 de julho de 1841, Fayol foi o fundador da teoria clássica da administração.
Fayol crio um centro de estudos da administração onde ele se reunia com colegas e seguidores para difundir as doutrinas administrativas.
Fayol ao contrario de Taylor olhava a empresa de cima pra baixo sempre favorecendo aos diretores e gerentes, em 1888 Fayol assumiu uma mineradora de carvão a beira da falência e conseguiu fazer com que ela se reestabelece-se.
Fayol identificou os 14 princípios a serem seguidos para que a administração funcione, os principais são:
Divisão do trabalho em tarefas especializadas.
Punir os violadores a processos.
Os esforços dos empregados devem ser em prol da organização.
Centralizando o comando, tendo assim uma cúpula na sua empresa aumentando a importância do chefe e o recompensando da maneira correta sem abusos.
Disciplinando e dando ordens certas para o melhor comportamento dos empregados.
Estabilidade ao empregado, tendo assim mais lealdade e longevidade. Fazendo com que a empresa tenha menos custos contratando e treinando novos funcionários.
Para Fayol administração era uma função distinta das outras como finanças, segurança e etc.
Fayol atribuiu algumas funções ao administrador da empresa que são: planejar, organizar, coordenar, controlar e comandar, posteriormente foi substituído às funções de coordenar e comandar para dirigir. Mais pra frente também mudou para planejar, organiza, executar e avaliar.
Ford
Henry Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863, em Springwells, Ford começou a trabalhar muito cedo na fazenda de seus pais, porem com 16 anos ele já se mudou para Detroit e começou a trabalhar como operador de maquinas, aos 19 anos ele entrou na Eagle Motor Works, trabalhando como mecânica das oficinas.
Ford sempre quis uma empresa de carros de corrida, mas não teve êxito até se unir ao