PRO DIA NASCER FELIZ
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: RENATA GARCIA
DISCENTE: CRISTINA FREITAS DE MELO
SÍNTESE –
PRO DIA NASCER FELIZ
MAMAGUAPE- PB
2014
A escola apresenta-se hoje, como uma das mais importantes instituições sociais por fazer, assim como outras, a medição entre o indivíduo e a sociedade. Sem a intenção de aprofundarmos o desenvolvimento da escola em nossa sociedade, valeria a pena introduzirmos alguns elementos desta história, pois a escola não existiu sempre: ela é uma criação social do homem.
Educar já significou, e talvez signifique ainda, em algumas regiões do Terceiro Mundo, apenas viver cotidiana do grupo social ao qual se pertence. Assim, acompanhava-se os adultos em suas atividades e, com o passar do tempo, aprendia-se a “fazer igual”.
O meio social, em seu conjunto, era o conjunto de texto educativo. Todos os adultos ensinavam a partir da experiência pessoal. Aprendia-se fazendo.
A escola desenvolvia-se como uma instituição social especializada, que atendia aos filhos das famílias de poder na sociedade. Com a revolução do século 19, a escola passou por transformações, sendo a primeira delas a tendência à universalização, ou seja ela deveria atender a todas as crianças da sociedade (pelo menos em tese).
Era preciso entregar essa função a uma instituição que soubesse educar, não mais para a vida privada do círculo familiar e do trabalho caseiro, mas para o trabalho que se encontrava no âmbito da vida pública, cujas regras, leis e rotinas iam além dos conhecimentos adquirido pela família. A escola tornava-se, assim, esta instituição especializada.
A luta pela democratização da escola empreendida pelas classes trabalhadoras, até então alijadas desta instituição, foi outro fator gerador de mudanças. As classes trabalhadoras, conforme foram se fortalecendo e se organizando, passaram a exigir o direito de ter seus