Priscila A. Fukumoto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Medianeira
PLANO DE ENSINO
CURSO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
MATRIZ
219
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
Resolução n. 177/10- COEPP, de 09 de dezembro de 2010.
DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR
CÓDIGO
PERÍODO
CARGA HORÁRIA (aulas)
Linguagem De Programação Estruturada
CC52A
2º
AT
AP
APS
AD
APCC
Total
17
34
03
54
AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.
PRÉ-REQUISITO
Fundamentos de Programação
EQUIVALÊNCIA
OBJETIVO:
O aluno deverá ser capaz de adquirir habilidade no uso de uma linguagem de programação estruturada atual, para desenvolver programas de computador corretos e eficientes para os mais diversos tipos de problemas.
EMENTA:
Introdução à linguagens estruturadas. Operadores e expressões. Estruturas de controle. Entrada e saída. Vetores. Strings. Funções. Estruturas. Arquivos. Implementação de algoritmos e estruturas de dados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ITEM
EMENTA
CONTEÚDO
1
Introdução a linguagens estruturadas
Revisão sobre características da programação estruturada: modularização, sub-rotinas (procedimentos e funções), escopo de variáveis, execução sequencial.
2
Operadores e expressões. Entrada e saída
Forma básica de um programa; conceito e necessidade de bibliotecas; comandos básicos de entrada (leitura) e saída (escrita); tipos de dados básicos (inteiro, real, lógico, caractere e referências); declaração de variáveis e constantes; operadores aritméticos, lógicos e relacionais, e construção de expressões.
3
Estruturas de controle
Comandos de seleção (se...então...senão e escolha...caso); comandos de iteração/repetição (faça...enquanto, enquanto e para)
4
Vetores. Strings
Declaração e manipulação de vetores e matrizes. Strings como vetores de caracteres. Manipulação de