PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Thalita Natália Cavalcanti
Licenciatura em Geografia/7º Período
Componente Curricular: Estágio Supervisionado III
(Resumo com base no texto)
O texto tem como objetivo discutir os princípios pedagógicos voltados para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tal, realiza-se uma análise buscando identificar as características desses estudantes por meio das suas especificidades, tais como: faixa etária, questões socioculturais e ético-políticas. Nesse processo busca-se compreender quem são esses estudantes, porque educá-los e de que forma isso deve ser feito.
Em relação a faixa etária compreende-se que o perfil do estudante do EJA é diferenciado, uma vez que a proposta é atingir jovens, adultos e idosos que por algum motivos não tiveram acesso à escola durante o período de escolarização que ocorre do dos 7 aos 14 anos de idade. É importante compreender esse contexto porque há complexidade na especificidade etária, tendo em vista que o olhar do jovem está voltado para a tecnologia e as transformações que estão ocorrendo no mundo. O adulto tem seus objetivos voltados para a formação profissional e sua inserção no mesmo. Enquanto o idoso busca conceber o seu papel como cidadão, valorizando suas experiências e a vida em sociedade. Deste modo, se constituem três perfis diferentes, sendo um voltado para o futuro, um para o presente e outro para o passado.
No quesito sociocultural, vale salientar, que esses estudantes já são marginalizados pela sociedade pelo fato de não terem sido inseridos na escola ou até mesmo evadidos dela. São considerados na maioria das vezes analfabetos ou como a autora coloca, incapazes de aprender. Em tese, compreende-se que esses estudantes fazem parte de um determinado grupo social e cultural, sendo de uma classe econômica baixa. Em sua maioria são trabalhadores provenientes do campo, assalariados que buscam a vida na cidade ou no interior.