atps
Os jovens e adultos trabalhadores lutam par superar suas condições de vida (moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego, etc) que estão na raiz do problema do analfabetismo. O desemprego, os baixos salários e as péssimas condições de vida comprometem os seus processo de alfabetização... O analfabetismo é a expressão de pobreza, conseqüência inevitável de uma estrutura social injusta.
segundo eixo do debatedestaca a questão curricular, em primeiro lugar é preciso destacar que a criação curricular é uma metodologia oficial de elaboração de um documento formal, onde podemos destacar como guia curricular é uma forma de compreensão que não pode deixar de fora a técnica de produção sócio-cultural, o processo de efetivação da Educação permanente, que considere as necessidades e incentive as potencialidades do educando; promova a autonomia dos jovens e adultos, para que sejam sujeitos da aprendizagem; educação vinculada ao mundo do trabalho e às praticas sócias; projeto pedagógico com flexibilidade curricular e conteúdos curriculares pautados em 3 princípios: contextualização, reconhecimento de identidade pessoal e das diversidades coletivas .
A realidade que cerca os alunos trabalhadores da EJA não é uma das mais fáceis. Essa população apresenta um grande contingente de jovens e adultos analfabetos ou com baixa escolaridade, mas que vêem na volta dos estudos uma nova chance de recuperar a auto-estima perdida e a identidade humana e cultural, que segundo O Instituto Unibanco (2006) vai favorecer a realidade existencial desses educandos, favorecendo-os novas conquistas, ações e ampliando sua visão de mundo, tornando-se conscientes e capazes de mudar sua realidade. Sabemos também que esses jovens e adultos são vistos como pessoas desqualificadas para o exercício da cidadania, sem