1. Disjuntor de Autocompressão ou Puffer ou Impulso
344 palavras
2 páginas
Definição1.1. O que é um Disjuntor:
É um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.
A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
1.2. Arco elétrico
É definido como um curto-circuito através do ar entre duas partes "vivas" do circuito ou entre uma parte "viva" e a terra. Ele se movimenta a uma velocidade de aproximadamente 100 [m/s] e possui uma temperatura igual a 2 vezes a temperatura do sol que pode queimar metais e liberar gases tóxicos.
Estudos mostram que se um arco durar mais que 100 [ms] as pessoas e os equipamentos estão expostos a riscos de queimaduras graves e se ele durar mais que 500 [ms] pode acontecer uma explosão causando destruição total de equipamentos e morte de pessoas.
Na presença de arcos elétricos sofre lenta decomposição, produzindo fluoretos de ordem mais baixa (SF2 e SF4) que, embora tóxicos, recombinam-se para formar produtos não tóxicos imediatamente após o arco. Os principais produtos tóxicos estáveis são certos fluoretos metálicos que se depositam sob a forma de um pó branco, e que podem ser absorvidos por filtros de alumina ativada.
1. Disjuntor de Autocompressão ou Puffer ou Impulso
- Denominados de “pressão única” por que?
RESPOSTA: Porque o SF6 permanece no disjuntor, durante a maior parte do tempo, a uma pressão constante de 3 a 6 bars, servindo aos isolamento entre as partes com potenciais diferentes.
- Dispositivo tipo “puffer” (Peixe-bolha)
A pressão necessária à extinção do arco é produzida em cada câmara por um dispositivo tipo “puffer” (Peixe-bolha) formado por um pistão e um cilindro, em que um desses dois elementos ao se movimentar desloca consigo o contato