envelhecimento saudavel
O envelhecimento está acontecendo com mais saúde e com um numero maior de pessoas, isso se associa com a melhoria de vida e os serviços prestados pelos profissionais da saúde. Há indícios de que esse grupo de idosos ainda irá crescer, devido a tal melhoramento.
As diferenças entre o envelhecimento nos países desenvolvidos e os sub desenvolvidos são visíveis, enquanto nos desenvolvidos o envelhecimento ocorre de maneira lenta e gradativa pelas melhores condições de vida, os em desenvolvimento ou sub desenvolvidos é rápida pela falta de assistência a saúde.
Pessoas idosas passam por inúmeros processos biológicos, como doenças. E para ter longevidade de vida é necessário o apoio da família, tendo assim uma qualidade de vida melhor, visando a promoção e proteção, recuperação da saúde e a prevenção de doenças.
A implantação de programas para a promoção de saúde dos idosos também é importante, para acompanhar o aumento dessa faixa etária no país, e a inclusão também sem nenhuma exclusão para eles assim se sentirem uteis na sociedade e inclusos nos empregos.
Para enfrentar as determinantes que acompanham esse assunto, políticas publicas saudáveis devem ser inseridas e mobilizar a população para que fiquem cientes de que é necessário trabalhar a idéia de que todos temos direito a promoção de saúde.
A família deve estar preparada para apoiar e lidar com as modificações e exigências geradas pelo envelhecimento. Estamos cientes de que a falta de preparação de diversos profissionais centrados na assistência ao idoso e assim defender o objetivo geral da enfermagem no seu papel de promoção e contribuição do envelhecimento saudável e ativo.
Com esses conhecimentos processados há uma necessidade de plano de intervenção que se tende a priorizar a melhoria de vida ouvindo os idosos e respeitando os saberes já é um inicio produtivo, favorece a auto estima e a capacidade de desenvolver as atividades diárias e assim