Educação para o Envelhecimento Digno e Saudável: Uma Questão Curricular.
Os marcos legais nacionais e estaduais da Política da Pessoa Idosa determinam a tarefa da educação em todos os seus níveis e modalidades de ensino e se torna uma revestida de urgência considerando a realidade atual e porque as crianças e os jovens que frequentam a escola nos dias atuais serão os adultos que viverão a realidade demográfica que, em 2050, os fará conviver com 25% de pessoas idosas.
Tanto para o convívio, quanto para o próprio envelhecimento digno e saudável é necessária a preparação devida.
O envelhecimento não é um fato social isolado. É um fato biológico com suas decorrências e especificidades, que se estabelece nas sociedades.
Assim, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná coloca à disposição de seu Sistema de Educação alguns subsídios capazes de dar base às disciplinas que precisam disponibilizar os saberes que dão conta da preparação de nossos estudantes para sua vida – entendida como valor máximo de uma sociedade e que tem ciclos que se completam com o envelhecimento, de igual importância dos demais.
Programas do Governo do Estado do Paraná
O Paraná conta hoje com 722.782 idosos acima de 60 anos, o que corresponde a 7,61% da população do Estado. É sentido o processo de urbanização, pois 77,7% dos idosos encontram-se residindo nas cidades.
O Governo do Estado do Paraná pretende reforçar o atendimento ao idoso, população que vem aumentando consideravelmente, no Estado do Paraná. É importante considerar que algumas das necessidades de saúde dos idosos requerem atenção específica que podem evitar altos custos para o Sistema de Saúde e, sobretudo, proporcionar melhores condições de vida e saúde a essas pessoas.
O objetivo dos programas é permitir um envelhecimento saudável, o que significa preservar a sua capacidade funcional, a sua autonomia e manter o nível de qualidade de vida.
Estatuto do Idoso – Pontos Principais
1. Assegura desconto de pelo