Princípios fundamentais da contabilidade
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
JUCELI DE JESUS RIBEIRO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
SALVADOR
2012
JUCELI DE JESUS RIBEIRO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao curso de graduação.
Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica do Salvador, disciplina Int. a Contabilidade, como requisito parcial de aprovação na 1ª unidade do ano letivo.
Orientador: Professor Joselito Reis
Salvador 2012
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determina os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:
1. Princípio da Entidade
O patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual.
A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas.
Este princípio afirma a autonomia patrimonial evidenciando que este não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedades ou instituições. 2. Princípio da Continuidade
A continuidade ou da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser considerada quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
Pressupõe a continuidade indefinida das atividades operacionais de uma entidade até que hajam evidencias ou indícios muito fortes em contrario. Por consequência, como as demonstrações