Princípios dos treinamentos físicos, capacidades físicas, cálculo “zona alvo” e boxe.
Sobre: Princípios dos treinamentos físicos, capacidades físicas, cálculo “zona alvo” e boxe.
Corpo, saúde e beleza: Princípios dos treinamentos físicos. Princípios da Individualidade:
O princípio, denominado princípio do treinamento, quando aplicado adequadamente possibilita a melhoria das capacidades físicas, tanto em atletas quanto em não atletas.
Principio da individualidade: diz respeito ao modo como as diferenças características e condições de cada individuo interferem nos efeitos pretendidos por um programa de exercícios. Compreende aspectos relacionados: ao sexo do praticante – características associadas as diferenças entre os homens e as mulheres; ao estagio de maturação biológica- ainda que a idade cronológica seja igual; ao nível inicial do treinamento físico- quanto mais treinada ou condicionada for uma pessoa, menor sua “treinabilidade” (resposta ao exercício), e quanto menos treinada ou condicionada, mais treinável; a genética do praticante- alguns fatores genéticos, como predominância de determinado tipo de fibra muscular, podem interferir na resposta ao aprimoramento das capacidades físicas. Princípios da Sobrecarga:
Principio da sobrecarga: diz respeito ao aumento da carga de trabalho físico, que deve ser gradual e progressivo, de modo a estimular o organismo a se exercitar acima do nível ao qual esta habituado, para que ocorram adaptações biológicas que aprimorem suas características morfológicas e funcionais. Para isso, deve adequar diferentes combinações entre frequência, intensidade , duração e volume de treinamento, conforme a capacidade física a ser desenvolvida. frequência refere-se a o numero de sessões semanais de um determinado exercício; intensidade, ao nível de dificuldade do exercício- quantidade de peso e velocidade suportados; duração e volume, ao período de tempo durante o qual o programa e realizado(macrociclo- semanas, meses), ou tempo gasto em uma única sessão de exercícios (minutos,