Princípios de Caldeiras
QUÍMICA
PROFESSOR: --
MÓDULO IV
ALUNO:
Paulo Eduardo Cardoso da Silva
LINS
2013
Relatório do Vídeo:
Princípio de Funcionamento de Uma Caldeira Geral.
No vídeo foi demonstrado partes do processo do funcionamento do interior de uma caldeira. Nesta e em outras caldeiras, produz-se vapor, um excelente condutor de energia térmica que atende à demanda de uma indústria. Para as indústrias, o vapor é mais versátil, seguro e por ser estéril é também vantajoso.
Para que a produção de vapor seja segura, várias pesquisas buscam aprimorar esta produção. A caldeira, por exemplo, é o centro do sistema de produção de vapor. Logo os controles que antes não eram sofisticados agora se fazem necessários.
Informações internas de uma caldeira:
Nó vídeo é possível observar o interior de uma caldeira. Nela a água é aquecida pela queima de um combustível, produzindo-se vapor. Com a evaporação o nível da água tende a diminuir, sendo assim, mais água é bombeada para o interior da caldeira para manter o nível adequado. Quando o nível fica abaixo há exposição da superfície dos tubos de aquecimento o que gera o superaquecimento, ou se o nível está alto, a água pode entrar no ponto de saída de vapor e ser arrastada produzindo assim um vapor de baixa qualidade. Nas caldeiras modernas (compactas) existe um intervalo de limite menor, pois o controle é mais exato para operações mais seguras e eficientes.
Níveis de água e calibradores:
Antes aceitava-se que apenas com um visor de nível era possível fazer o monitoramento, via-se o visor com o nível de água estável, mas o mesmo não ocorria com o movimento da água no interior do equipamento.
Mesmo nas gerações contínuas de vapor onde as condições são mais estáveis, ainda há turbulências na superfície, já que quando a água atinge o ponto de ebulição bolhas se formam e passam a ocupar o espaço da água elevando o nível geral mesmo que a quantidade de água não tenha