Portfolio
Portfólio N° 01
Direito e Legislação em Informática
O Processo na Era Digital
:: Portfólio
OBJETIVO
Apresentar ao aluno os conceitos básicos e como proceder frente aos riscos existentes no ciberespaço e como a
Polícia e o Poder Judiciário podem utilizar os recursos da informática no combate desses crimes.
ORIENTAÇÃO
Caro Aluno,
Com base na leitura do texto a seguir e mediante as explicações em sala de aula, o aluno deverá responder as questões no campo Atividade Proposta.
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
O processo dos “Crimes” Digitais
Pelo fato de os "crimes" digitais terem a sua complexidade relacionada ao local em que se consumam, o ciberespaço, e este último fazer parte de várias jurisdições distintas, afetando vários países, não podemos ignorá-Ios.
Devemos investigá-Ios e identificá-los. Talvez o pequeno número de casos submetidos à polícia e a nossos tribunais faça com que a habilidade técnica para "fechar o cerco" a tais "crimes" deixe a desejar. Isso é preocupante, pois, a tendência é o aumento qualitativo e quantitativo de tais ilícitos.
Qual a saída? Será inevitável que as autoridades investiguem essas novas situações pelo mesmo meio utilizado para criá-Ias, o computador. Da mesma forma que se utilizam carros para perseguir ladrões, o uso da informática dentro da polícia e do Poder Judiciário acarretará várias aplicações, dentre elas a detecção, a prevenção e o devido processo daqueles "crimes" digitais por natureza, como o de hacking, tanto quanto no combate aos crimes não digitais. A tecnologia é e será uma importante aliada do Judiciário no combate a todos os tipos de crimes, por intermédio da utilização da inteligência artificial, monitores de velocidade etc., e irá auxiliá-Ia, também, na resolução daqueles "crimes" que a própria tecnologia criou.
Detectando os “Crimes” Digitais
O grande problema relacionado aos "crimes" digitais é a quase ausência de evidências que provem contra o autor, a