princípios da ética empresarial
Os princípios éticos são normas e valores básicos que guiam as diferentes condutas e acções da vida humana que acontecem num dado espaço geográfico, num determinado tempo e numa dada cultura social. Caracterizam-se por:
- Orientar a conduta humana por limites aceitáveis socialmente;
- Responder ao objectivo social (solucionar problemas ou evitar conflitos sociais) de proporcionar o bem comum;
- Constituir valores e normas de aceitação geral que passaram pelo crivo da sociedade concreta;
- Não serem normas arbitrárias. Foram criadas por uma razão concreta e passaram pelo crisol da experiência acumulada da sociedade concreta;
- Transmitir-se de geração em geração como síntese de costumes que permitem subsistir numa sociedade a longo prazo;
- Ser difíceis de alterar, embora não sejam imutáveis. As sociedades progridem quando se questionam sobre a razão e o porquê de determinadas normas.
No âmbito empresarial, os principios éticos regulam as relações internas e as relações externas. Seja nas relações internas seja nas relações com o exterior, deverão ser observados os seguintes princípios:
- Princípio da legalidade. Respeitar a lei é o primeiro de todos os princípios das sociedades modernas, garante da convivência no âmbito social e económico.
As empresas estabelecem contratos com clientes, com fornecedores, relacionam-se com instituições (Finanças, Segurança Social, Câmaras, etc.) no contexto e com regras de jogo definidas no âmbito do direito positivo.
- Princípio de responsabilidade. Tal é consequência da realização de actos livres. No âmbito empresarial deverão estar clarificadas as seguintes considerações:
Quem exige responsabilidades. Normalmente é o dirigente, o que implica a existência de uma hierarquia e a capacidade de imputar culpabilidade.
Como se mantém a responsabilidade. Implica a capacidade (de alguém) para sancionar.
Se se negociaram limitações de responsabilidade e em que grau.
- Princípio de lealdade à