Princípios da contabilidade
Franciely Nascimento Feitosa[1]
RESUMO
Este artigo objetiva mostrar os princípios fundamentais da Contabilidade que são preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática de uso predominante no meio em que se aplicam. Estes são divididos em sete: Princípios da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, da Competência e da Prudência. A Observância dos Princípios da Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Palavras-chaves: Contabilidade. Princípios. Patrimônio
ABSTRACT
This article aims to show the fundamental principles of accounting principles that are resulting in the development of practical application predominant use of the medium in which they apply. These are divided into seven: Principles of Entity, Continuity, Opportunity, Value at Original Record of Monetary, Competency and Prudence. The Observance of the Principles of Accounting is required in the profession and is a condition of legitimacy of Brazilian Accounting Standards (NBC).
Keywords: Accounting. Principles. Patrimony
1. Introdução
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Alcançando sua finalidade, através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa. Dada esta característica veremos neste artigo que os profissionais desta área observam regras, critérios e normas de procedimentos que constituem as diretrizes básicas do processo contábil.
Neste momento iremos analisar qual a dimensão desta ciência e seus principais conceitos