Princípios da ADM cinetífica
Cefet-RJ / Maracanã
Disciplina: Introdução a engenharia de produção
Professor: Ormeu
Turma: Eng. De Produção 1°período
Aluno: Felipe Vargas Marques
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma resenha referente ao livro “Princípios de Administração científica” de Frederick W. Taylor, considerado um dos pais da Administração científica e que provocara uma revolução no mundo industrial de sua época.
Logo no início do livro, antes de começar a demonstrar e defender os fundamentos de administração científica, Taylor já procura nortear o leitor sobre o que o livro tratará e quais os são os seus objetivos ao proporcionar essa leitura e seus estudos ao mesmo. Com a finalidade de convencer o leitor sobre os grandes resultados que podem ser obtidos através das aplicações dos princípios de administração científica, Taylor faz uso durante todo o livro de variados exemplos e argumentos de modo que possa ir alcançando seu propósito, além de mostrar ao leitor que esse tipo de administração pode ser utilizada e trazer resultados nas mais diversas atividades do homem, além da fabril.
Taylor inicia citando o principal objetivo da administração de maneira que parece buscar atrair rapidamente o foco do leitor para as ações e exemplificações que se apresentariam detalhadamente em seguida. Segundo ele a garantia de prosperidade máxima ao patrão e ao mesmo tempo ao empregado deve ser o fim principal da administração. Embora Taylor saiba das dificuldades em garantir essa prosperidade mútua, principalmente pelo fato de no meio industrial ser grande a parcela dos que não acreditam nesse tipo de relação, ele garante que através de um novo modelo de administração, a administração científica, isso seja possível.
Esse modelo se baseia em fundamentos nos quais primeiramente os interesses entre patrões e empregados podem sim serem conciliados de modo que os dois saiam ganhando e como consequência não haja greves,