Teorias da administração
O livro apresenta uma abordagem atual e moderna do ensino da Administração, objetivando a valorização do conhecimento para a próxima década.
Com uma linguagem didática, prática e objetiva, o autor apresenta a teoria e os processos complementados pela prática.
A Administração não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional. Ela é muito mais do que isso, como veremos neste livro. Apesar de ser uma das mais jovens ciências da humanidade – mais nova que a sociologia, psicologia e da física quântica – a Administração já mostrou daquilo que é capaz.
Na verdade, muito do que aconteceu no século passado – e o século 20 é considerado o século da Administração – em termos de criação de riqueza e do espetacular aumento da qualidade de vida das sociedades mais avançadas se deveu ao forte impulso provocado pela Administração.
Ela foi o elemento catalizador que permitiu que as descobertas e invenções das várias ciências – física, química, medicina, biologia etc. – pudessem ser translatadas para que rapidamente as organizações as transformassem em produtos e serviços disponíveis à sociedade. Na verdade, foi a Administração que permitiu às várias ciências a oportunidade de transformar as suas invenções e descobertas em benefícios reais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A Administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo oferecer resultados ampliados.
Ela é tanto responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas,