Desaafio
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
ADMINISTRAÇÃO 1° SEMESTRE
PROF° Ma MÔNICA F. SATOLANI
DESAFIO DE APRENDIZAGEM.
YASMIM DA SILVA MILAN RA3300499273
ANGELA DE SOUZA LIMA RA 3332531823
MICHELE DAIANA DA SILVA DOS ANJOS RA 3306515481
CRISTIANE DA SILVA PEREIRA RA 3306513562
DENISSON POZZANI RA 3333553504
INTRODUÇÃO
Este desafio de aprendizagem tem como objetivo fazer um breve histórico da teoria da administração, onde estão destacados as principais características da Abordagem Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL, OS PRIMÓRDIOS E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Leo Huberman, na História da Riqueza do Homem, observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas. Ele descreveu um dos primeiros grandes movimentos de formação da riqueza no Estado nacional: a concentração econômica. Podemos citar, o período colonial, quando todo ouro extraído do nosso país (colônia na época) era encaminhado à metrópole, Portugal. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se transformou, se aperfeiçoou, se modernizou, mas continuou gerando desigualdades crescentes.
A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada. Em seguida, na China de 500.A.C., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com 8 (oito) Regras de Administração Publica de Confúcio, exemplificam a tentativa