Princípio de arquimedes
Resumo: Este relatório tem como finalidade estudar o Princípio de Arquimedes para entender a atuação da força de empuxo em determinado objeto, identificar os fatores que contribuem para a intensidade desta força. Com o objetivo de construir uma tabla comparativa foram utilizados os métodos da observação, medição e análise de dados. Mediante os dados coletados e o preenchimento da tabela comparativa foi possível observar que há variações nos resultados obtidos para cada cilindro diferente imerso na coluna de água, levando em consideração a diferença do peso entre os mesmos.
Palavras-chave: Experimento, Principio de Arquimedes, Empuxo, Atuação da força e Peso aparente. I. Introdução
O experimento tem como base a análise a parte prática da teoria do Principio de Arquimedes que segundo Halliday[1] pode ser definido da seguinte forma: “Quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido uma força de empuxo FE exercida pelo fluido age sobre o corpo. A força é dirigida para cima e tem um módulo igual ao peso mf g do fluido deslocado pelo corpo".
Fonte: www.google.com.br/principio de Arquimedes
Fig. 1[2]. Esquema mostrando as forças que atuam no objeto segundo o Princípio de Arquimedes.
Os principais objetivos são: entender como atua a força de empuxo nos objetos imersos em um fluido, identificar os fatores contribuintes para tal força e determinar o peso aparente dos objetos imersos.
Para realizar uma análise sucinta dos dados obtidos é necessário o conhecimento das fórmulas explicitadas abaixo:
P = p0 + pfgh (1),
Onde p é a pressão numa certa profundidade, p0 é a pressão na superfície do fluido, pf é a densidade do fluido.
E = gp fVdes (2),
Onde E representa o empuxo. Vdes, o volume de fluido aparentemente deslocado. II. Experimento
Neste experimento foi utilizado como material: água, cilindros de diferentes materiais, suporte, dinamômetros e uma proveta. Em seguida