Principios Do Treinamento Esportivo 2
OS 7 PRINCÍPIOS DE TREINAMENTO
Conheça os pilares fundamentais para o planejamento adequado de um programa de treino
Por: Olavo Guerra - São Paulo - 26/06/2014 Compartilhe principios-de-treinamento
Foto: Thinkstock.
As planilhas de treinamentos são muito comuns para ajudar um atleta a atingir seu objetivo – seja ele qual for. Aqui no SUA CORRIDA, por exemplo, você pode ver várias (clique aqui). Porém, qual é o critério que os treinadores seguem para preparar aquela rotina de exercícios? Os princípios de treinamento são a resposta.
“Eles funcionam como pilares fundamentais para se planejar corretamente um programa de treinamento”, afirma o diretor técnico da Cogtri Sports, Camilo Geraldi. Ele explica quais são e como funciona cada um deles:
Individualidade biológica
“Cada indivíduo possui características genéticas particulares, o que faz com que um corredor tenha mais aptidão para provas longas, outro para corridas mais curtas, por exemplo”, comenta o treinador. Vascularização, proporção dos tipos de fibras musculares (lentas, rápidas ou intermediárias), entre outras peculiaridades variam entre as pessoas. “O bom treinador, sem a necessidade de métodos muito tecnológicos, consegue identificar a aptidão de cada atleta e direcionar os treinos de maneira mais específica ou se aproveita dessa aptidão para planejar o treinamento na mesma direção”, diz Geraldi. “O ponto fraco do atleta, assim, também pode ser trabalhado.”
Adaptação
Esse é mais que um princípio de treino, já que vale para a vida. O ser humano é capaz de se adaptar a diversas situações. Nos treinamentos, isso vale, por exemplo, quando um sedentário começa a praticar esportes e, nos primeiros dias, sente dores. Porém, depois de acostumado àqueles estímulos, deixa de sofrer com esses incômodos.
Especificidade
O objetivo de cada atleta muda. Logo, seus treinos precisam ser focados em trabalhar o corredor para que essa meta seja alcançada. “Existem muitas semelhanças em alguns