principios de contabilidade
Princípios da contabilidade no Brasil
Fevereiro
2014
Israel correia costa
Fevereiro
2014
Sumário introdução 1
Princípio de entidade 2
Princípio de continuidade 2
Princípio de oportunidade.............................................................................................3
Princípio do registro pelo valor original 3
Princípio de competência 3
Princípio de prudência...........................................................................................3
A convenção de Materialidade................................................................................................................4
Conclusão....................................................................................................................5
Princípios da contabilidade no Brasil
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses PFC’s representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominantemente no universo científico profissional de nosso país.
Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar um Postulado transformado em Princípio ou uma Convenção considerada como Princípio ou incorporada no entendimento de outro.
Pesquisadores, Doutores e Mestres em Contabilidade costumam tecer muitas críticas a essa legislação. Entretanto, está em vigor.
Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de