Principios da Contabilidade
Os Princípios da Contabilidade são:
1. Entidade
2. Continuidade
3. Oportunidade
4. Registro pelo valor original
5. Competência
6. Prudência
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O princípio da ENTIDADE é a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular dentre os outros patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa física, pessoa jurídica ou instituição de qualquer natureza com ou sem fins lucrativos. O patrimônio da entidade não pode se confundir com aqueles de seus sócios ou proprietários.
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
O princípio da CONTINUIDADE é a entidade que funciona com prazo indeterminado, algo em andamento, que não esteja em fase de extinção ou liquidação.
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
O princípio da OPORTUNIDADE significa que todas as variações que ocorrem no patrimônio de uma entidade deverão ser registradas e relatadas no momento em que elas ocorrem.
O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL significa que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais de aquisições ou pelo custo de fabricação, expressos em moeda corrente do país.
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
O principio da COMPETÊNCIA é o ato de registrar no momento certas vendas e despesas que competem a um período de tempo, independente do recebimento ou pagamento.
O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
O princípio da PRUDÊNCIA é a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior valor para os componentes do PASSIVO, se existirem dois valores diferentes de dívida, deverão optar pelo maior.
Fonte:
Livro: Contabilidade Básica
Autor: José Carlos Marion
7ª Edição
Editora: Atlas
Ano da publicação: 2004
Endereço: Editora Atlas S. A.
Rua Conselheiro Nébias, 1384 (Campos Elísios)
Cep: 01203-904 São Paulo –SP