Termodinâmica
a) Propriedades Intensivas: São aquelas que dependem da extensão do sistema, ou seja, da massa ou volume do sistema ou substância analisada. EX: Pressão, temperatura, índice de refração e densidade.
b) Propriedades Extensivas: Dependem da extensão do sistema, ou seja, da quantidade de matéria considerada. EX: Volume, massa, numero de móis, entalpia e energia interna.
Algumas propriedades intensivas são derivadas de propriedades extensivas, como por exemplo, a densidade (massa/volume).
Primeiro Princípio da termodinâmica- O primeiro princípio da termodinâmica teve sua origem no estudo das máquinas térmicas, mas logo se reconheceu que possui aplicabilidade geral, seja em sistemas químicos usuais seja em máquinas ou processos ou, mesmo, seres vivos. A energia pode ser interconvertida de uma forma para outra, em uma transformação que leva o sistema de um estado inicial 1 para um estado final 2, a soma das trocas de energia entre o sistema e o meio externo sob forma de calor(q) ou trabalho(w) representa o “saldo” de energia do sistema e depende apenas dos estados inicial e final, e não da natureza ou tipo do processo .
Trabalho- A manifestação de energia sob forma de trabalho pode ocorrer de várias formas. Usualmente a ocorrência de trabalho implica um deslocamento macroscópico, tal como empurrar ou arrastar um objeto, levantar um peso, etc. Quando o sistema realiza trabalho sua energia diminui. Na termodinâmica trabalho ocorre na maior parte das vezes na