Principios contábeis no setor público
Plano de Contas Aplicadas ao Setor Público
Demonstrações Contábeis Aplicadas Ao Setor Público
Análise do desempenho das gestões públicas sob enfoque contábil
Trabalho de Graduação apresentado á disciplina Contabilidade Governamental Il do Curso de Ciências Contábeis no setor de Ciências Sociais Aplicada, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, CSA1204 A01.
Orientador: Manoel Barbosa Gomes
GOIÂNIA
OUTUBRO 2013
Introdução
No setor público, os principios precisam ter o aspecto legal, isto é, de um instrumento normativo que, por natureza, as apresenta de forma técnica, sem explicações. Cabe, portanto, ao gestor público saber identificá-las, interpretá-las e aplicá-las corretamente quanto à forma de utilizar os recursos da organização para conseguir os melhores resultados para o público-alvo e para os cofres públicos.
E tem que haver plano de contas padronizado para a federação com metodologia, estrutura, conceitos e funcionalidades que o tornem versátil e abrangente, permitindo ao país obter informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais consolidadas por esfera governamental.
Ao resgatar os princípios e postulados da ciência contábil, verifica-se que a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, assim como qualquer outro ramo da ciência contábil, obedece aos princípios de contabilidade. Dessa forma, aplica-se o princípio da competência em sua integralidade, ou seja, tanto na receita quanto na despesa, sob o enfoque patrimonial. Na verdade, o artigo 35 refere-se ao regime orçamentário e não ao patrimonial.
Os Registros Orçamentários (subsistema orçamentário) devem atender aos princípios orçamentários, previstos na Constituição Federal e na legislação do direito financeiro, contemplando, inclusive, o citado art. 35 da Lei nº 4.320/1964 (regime misto, caixa para a receita orçamentária e competência para a despesa orçamentária). Nesses registros, a Receita