principios contabeis
CONCEITO
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informação útil para a tomada de decisão dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começou a utilizar-se dela para arrecadar imposto e torna obrigatório para a maioria das empresas.
Ressaltamos, entretanto, que a Contabilidade não deve ser feita visando basicamente atender ás exigências do governo, mas o que é muito mais importante, auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia).
O enfoque deste livro é a Contabilidade Geral, também conhecida como Contabilidade Financeira, que pode ser aplicada a diversos ramos de atividades.
A Contabilidade Geral será aplicada, quando for:
Comercias, denomina-se: Contabilidade Comercial.
Indústria denomina-se: Contabilidade Industrial
Públicas, denomina-se: Contabilidade Pública.
Bancárias denomina-se: Contabilidade Bancária
Hospitalares, denomina-se: Contabilidade Hospitalar.
Agropecuária, denomina-se: Contabilidade Agropecuária.
De seguros, denomina-se: Contabilidade Securitária, etc. PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE
A Contabilidade pode ser feita para pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Pessoa Física, é a pessoa natural, é todo ser humano indivíduo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a sua morte.
Pessoa Jurídica, é a união de indivíduos que, através de um contrato fornecido por lei, formam uma nova pessoa, como uma com personalidade distintas de seus membros, pois os mesmo só serão os seus representantes legais perante a lei, na qual a união fornecerá o CNPJ da “ENTIDADE” (TERMO USADO PARA AS EMPRESAS).
PILARES DA CONTABILIDADE
Pilares da contabilidade são as regras básicas da contabilidade que podemos chamar de