artes
Teatro Grego e Teatro Romano
Trabalho de artes
Teatro Grego e Romano
Trabalho apresentado a Escola Dr Artur Antunes Maciel como
Requisito básico na obtenção de nota na disciplina de Artes.
Teatro grego
Introdução
Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem a sua influência.
Desenvolvimento
O teatro grego surgiu a partir das festas em homenagem a Dionísio o Deus do vinho. Essas festividades incluíam, além de sacrifícios, danças, musicas e poesias. Dessas festividades originaram-se dos gêneros clássicos do teatro grego: a tragédia e a comedia.
Entre os poetas trágicos destacava – se: Ésquilo (525-456 A.C), que exaltou a gloria de Atenas em: Os persas, Os sete contra Tebas e a trilogia Oresteia. O teatro de Ésquilo apresentou importantes inovações, tais como uso de mascaras, a presença do coro e o recurso do dialogo, fatores que atribuíram maior veemência dramática a tragédia.
Sófocles (496-406 A.C), autor de obras como Antígona, Édipo rei e Electra, mostrou a influencia dos desígnios divinos na vida dos homens. A obra Édipo rei consagrou-o como maio trágico da sua época.
Sófocles inovou a técnica teatral graças à inserção de uma terceira pessoa no palco. Dessa forma cada vez mais foi aumentando o numero de personagens no palco.
Eurípides (480-406 A.C) Pelas paixões e a misérias humanas se manifestou em personagens de Medeia, Hipólito, Andrômaca e as troianas.
Eurípides foi o primeiro trágico a dar destaque às mulheres, por considera-las mais sujeitas a emoções como ternura, o ódio e a paixão.
Aristófanes (445-386 A.C) na comedia, gênero mais voltado ao cotidiano e aos costumes, desenvolveram-se a critica e a sátira. Escreveu A paz, As nuvens, dentre outras