Principio sistematico ou organizacional.
Expressa a interligação, ou seja, o passado de Sara (relacionamento com a sua mãe) que reflete no presente, o fato de se sentir em desespero pela separação.
2º Princípio Holográfico:
Ocorreu quando a Assistente Social, é assionada por Sara, ela relata o convívio no passado com sua mãe e irmã, o medo de perdê-la, fazia com que Sara abrisse mão de seu querer fazer as vontades de sua mãe,ou seja o problema e a do conjunto( Sara) e da familia.
3º Princípio Retroativo:
Aconteceu quando Sara procura o SS, ou seja ela precisou de uma auto-ajuda fazendo uma retratação para possível reoganização, lhe prometendo um certo equilíbrio.
4º Princípio Circuito:
No ato da compra de um carro importado pelo personagem chamado Celso, mostrando que o mesmo sempre tinha dinheiro para sua coisas, certa atitude individual de bens- materiais e já Sara se mostrava ter desejo só quando o Celso comprava algum ou seja despertava em sara uma atitude produzida por outro atitude do outro. São causas que reproduzem.
5º Princípio da Autonomia/Dependência:
Ocorreu apartir do momento que Sara ter vivido extremamente em função do marido e dos filhos. Abrindo mão de seu trabalho e de sua vida pessoal.
6º Princípio Dialógico:
Ocorreu quando a Assistente Social pede para Sara para conhecer seus dois filhos casados, e também ocorre a separação consensual que ela fica sem dinheiro nenhum e seus filhos é que vão pagar suas contas.
7º Princípios da Reintrodução do conhecimento em todo o conhecimento:
Ocorreu quando a Assistente Social pediu para Sara encontros, inclusive com sua mãe e filhos. Para que se possa analisar o psicológico retratado no texto a tristeza de Sara