Principio Fundamental da Dinamica
Desde os tempos remotos reconheciam-se muitos avanços na ciência como as Leis de Kepler, a Lei dos Corpos em Queda por Galileu e a Inércia por Isaac Newton, mas não havia um princípio unificador. Newton viria, então, a estabelecer a física como a conhecemos hoje e apresentar ao mundo esse princípio fundamental que tanto faltava.
Herdado de Galileu, o conceito de inércia inspirou Isaac Newton a criar a dinâmica entre os corpos no Universo, que diz que uma força aplicada sobre qualquer corpo é proporcional a alteração no movimento deste corpo em um intervalo de tempo tornando-o acelerado.
DESENVOLVIMENTO
Ela parece simples, mas uma análise detalhada desse princípio nos revela algo um pouco mais complexo: A equação FṜ = m∙a é uma equação vetorial. Tanto a força quanto a aceleração são vetores e devem possuir a mesma direção e sentido.
O princípio fundamental da Dinâmica estabelece que a resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.
O princípio da ação e reação estabelece que toda vez que um corpo A exerce uma força FA em outro corpo B, este também exerce em A uma força FB tal que FA = FB, isto é, FA e FB têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Nos experimentos a seguir criamos um foguete movido a vinagre e a bicarbonato
Foguete movido a vinagre e a bicarbonato
Cada lançamento do foguete requer aproximadamente 23 gramas de bicarbonato de sódio que vão reagir com 233 ml de vinagre.
Para evitar que o bicarbonato reaja muito rapidamente com o vinagre, o pó de bicarbonato foi embrulhado em um pacotinho de papel absorvente, de forma a entrar com facilidade no gargalo.
Para fazer o lançamento, inserimos o pacotinho de bicarbonato, colocamos os 500 ml de vinagre na garrafa, e fechamos rapidamente a garrafa com a rolha.
Colocamos a garrafa emborcada na base de lançamento e começamos a contagem regressiva.
CONCLUSÃO
Com esse trabalho, portanto, pudemos