Leis de Newton
Nome: Angela Silva, Kauê de Oliveira Santos
Professor: Vinicius
Serie: 1° B – EJA
N° 5, 35
Data: 20/05/2015
Índice:
Introdução
1° Lei de Newton - Princípio da Inercia
2° Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica
3° Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação
Bibliografia
Introdução.
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana. A primeira a lei é a Lei da Inercia, que nos fala sobre a ação que deve ser feita para botar um corpo em movimento. A segunda lei, ou Princípio Fundamental da Dinâmica, nos apresenta a relação entre os conceitos de força, massa e aceleração, propriedades fundamentais na mecânica. E a Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação, nos apresenta como as ações mútuas de dois corpos são sempre iguais. Ao decorrer desta dissertação, as três Leis de Newton serão apresentadas com mais detalhes e informações.
Lei da inércia ou primeira lei de Newton
Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que atuasse uma força sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continua a mover-se com movimento retilíneo e com velocidade constante".
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.
Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia: "Quando a resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme" Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá