Principio Forças.
TORQUES, E QUANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSU
ATRAVES DOS PRINCÍPIOS DE NEWTON
Resumo: O presente artigo tem por finalidade demonstrar alguns princípios de forças mecânicas bem como suas características e princípios. Aqui serão abordados os princípios de Newton sobre quantidade de movimento e inércia dando uma ênfase maior a segunda lei de Newton e também sobre torque e suas características. E de como ambos fenômenos são atuantes na vida diária da sociedade.
Palavras chaves: Forças Mecânicas, Torque, Princípios de Newton, Quantidade de
Movimento, Inércia.
1
INTRODUÇÃO
As primeiras questões sobre fenômenos mecânicos surgiram nas civilizações antigas, em virtude da necessidade que esses povos tinham de máquinas que os liberassem de certos esforços e que aumentassem a potência dos recursos de que dispunham. Ações que executamos no cotidiano, como abrir uma porta, trocar o pneu de um carro utilizando uma
“chave de rodas”, dentre outras circunstâncias, exigirá de nós menor quantidade de força se o braço de alavanca for aumentado. Outro exemplo onde a força mecânica é atuante seria sobre a quantidade de movimento de um corpo e inércia, a mudança de movimento é proporcional a força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força foi impressa. 2
ALICATE (TORQUE)
A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da força F aplicada em relação a um determinado ponto (pólo) pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto (pólo).
2.1 Materiais utilizados
Um alicate;
Dois clipes;
Dois canos PVC.
2.2 Procedimentos
Os dois clipes foram colocados entre as duas extremidades do alicate com menor distancia do eixo de dobradiça e foram pressionados manualmente pelos cabos do alicate.
Foram postos os dois canos PVC