Principio de arquimedes
Ana Beatriz Obaid; Ruy Huldorico Souza Junior; Rafael Albano Hinke;
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Civil - Disciplina de Física II.
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório tem como objetivo demonstrar o experimento feito em laboratório com propósito de obter o peso aparente de um determinado corpo ao estar submerso a água. Este procedimento se baseia no princípio de Arquimedes, tendo em vista a parte laboratorial e relativa aos cálculos. Importante ressaltar a relevância da teoria em nosso trabalho, por isso introduziremos os conceitos de flutuação, empuxo e peso aparente.
O enfoque do experimento é aquisição da visão prática sobre o conteúdo aprendido apenas teoricamente em sala, ou seja, o princípio de Arquimedes.
No termino do procedimento, os resultados pretendidos são a obtenção da força de empuxo, a massa específica do fluído e a determinação indireta de sua massa específica. Que serão abordados através da demonstração dos cálculos.
2 REVISÃO DA LITERATURA
O princípio de Arquimedes foi descoberto decorrente a um problema envolvendo a coroa de Hieron. O rei Hieron ordenou que Arquimedes descobrisse se sua nova coroa era feita puramente de ouro, porém não poderia derretê-la. O físico resolveu o problema encontrando uma maneira de testar a densidade da coroa, uma razão entre massa sobre o volume da coroa. Para a resolução deste problema, ele utilizou a lei do empuxo, onde havia descoberto em uma simples ocasião: dentro de uma banheira.
Arquimedes observou que conforme entrava em sua banheira, o volume da água contida nela aumentava de nível consideravelmente. Logo, chegou à conclusão de que um objeto submerso é trazido a tona verticalmente com uma força igual ao peso da água que se desloca o que por sua vez, depende do volume da água deslocada. Portanto, segundo Hewitt:
Essa relação entre o empuxo e o líquido deslocado foi descoberto no século terceiro a.C. pelo cientista grego