Principe
R= Ele deve agir conforme a situação em que ele se encontra, dando assim a entender que as coisas estão transcorrendo dentro da normalidade.
Um exemplo bem claro que temos é o Governo: ele está “maquiando” a inflação de forma que o povo veja e pense que a mesma está controlada. No entanto, sabemos que não está sendo assim.
2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?
R= Maquiavel pensava que os mercenários são prejudiciais e perigosos, pois são soldados desunidos, ambiciosos, sem disciplina e infiéis, ousados entre amigos, covardes perante os inimigos; não temem a Deus nem são leais aos homens. E só esperam até o momento do ataque inimigo.
Concorda. Porque só estão dispostos a servir como soldados em momento de paz, iniciada a guerra eles vão embora, e o único motivo que os faz lutar é o salário modesto que não é suficiente para fazê-los morrer pelo soberano.
Pessoas com esse perfil no mundo empresarial tendem........
3) “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons”. (cap. XV,item 1). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional. R= O indivíduo que tende a agradar a todos está fadado ao fracasso, tanto na sua vida profissional quanto na social. Tendo em vista que, nos deparar com diversas situações que com certeza irá desagradar a alguns.
4) Depois de ler o cap. XVII, faça comentários e dê exemplos atuais sobre a famosa pergunta: “Como Gestor, você preferiria ser amado ou temido?”.
R= Temido. Tendo essa imagem de temido a pessoa consegue adquirir “respeito” perante os seus