Principais Técnicas Cognitivo Comportamentais
Para Guimarães (2001), o terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar crenças que a pessoa tem de si e utilizam técnicas que incluem: identificar pensamentos ou cognições disfuncionais, automonitoração de pensamentos negativos, identificação da relação entre pensamentos e crenças e sentimentos subjacentes, identificar e aprender padrões de pensamentos funcionais e adaptativos, teste de realidade dos pressupostos básicos mantidos pela pessoa sobre si mesma, o mundo e o futuro. Segue as principais técnicas utilizadas sob enfoque integrado comportamental cognitivo.
Principais Técnicas CognitivoComportamentais
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
A ansiedade é uma resposta de proteção, que prepara o organismo para atacar ou fugir de perigos reais ou não. Substâncias são liberadas pelo organismo nessa situação que promovem alterações fisiológicas, que viabilizam respostas de luta ou fuga.
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA
• Consiste em remover ou enfraquecer a ansiedade por meio da inibição recíproca, que se chama supressão condicionada (estabelecer uma resposta antagonista à ansiedade na presença do estímulo provocador da ansiedade, que é o relaxamento).
Utiliza-se o treino em técnicas de relaxamento e o paciente deve ser capaz de visualizar as situações temidas. Uma das principais técnicas utilizadas no tratamento da fobia social e específica e síndrome do pânico.
TREINO DE ASSERTIVIDADE
• É feito orientando-se o paciente a emitir respostas adequadas em situações específicas ou pelo ensaio comportamental
(procedimento para o treino da assertividade).
Técnica eficaz no tratamento da fobia e da ansiedade social.
PARADA DO PENSAMENTO
• É uma técnica de autocontrole, que consiste em formular um pensamento indesejado e com um comando de “pare” em voz alta, impedir a evolução do pensamento. Outras palavras ou imagens também podem ser usadas, como visualizar uma placa, escrito “Pare”. Essa técnica é