Principais raças de frangos de corte
Pecuária e Abastecimento
Raças e Linhagens de Galinhas para Criações Comerciais e
Alternativas no Brasil
Elsio Antonio Pereira de Figueiredo1
Gilberto Silber Schmidt2
Mônica Corrêa Ledur3
Valdir Silveira de Ávila4
Introdução
Existe um grande número de raças e cruzamentos de galinhas que são utilizados para produção de ovos, de carne e outros usos, cuja descrição detalhada encontra-se nos livros de padrão racial. Na internet também existem vários sites que apresentam tal descrição. O site http://www.aceav.com.br/bcuriosidades.htm apresenta vários links para sites específicos, o qual vale a pena acessar.
Este comunicado técnico visa orientar os produtores na escolha das raças ou linhagens a serem incorporadas nos empreendimentos rurais, dedicados a produção de galinhas, e seus produtos e subprodutos.
A correta escolha da raça das galinhas para criações de subsistência e para criações comerciais é importante para o sucesso do empreendimento. Os emprendimentos podem ter objetivos distintos, sendo que uns se preocupam em produzir para subsistência, outros para concursos de padrão racial, e outros para melhorar a eficiência e a competitividade comercial.
1
Zootec., Ph.D. Embrapa Suínos e Aves. Bolsista do CNPq.
Zootec., D.Sc. Embrapa Suínos e Aves. Bolsista do CNPq.
3
Zootec., Ph.D. Embrapa Suínos e Aves.
4
Eng. Agr., D.Sc. Embrapa Suínos e Aves.
2
No caso daqueles interessados em produção para subsistência e agroecológicas, interessam as galinhas capazes de produção de ninhadas, cujos frangos machos possam ser abatidos aos seis meses de idade e que as fêmeas integrem o plantel de produção de ovos. Para esse tipo de produtor as raças mais recomendáveis são:
Raças para criações de subsistência
Plymouth Rock Barrada (carijós)
Rhode Island Red (vermelhas)
New Hampshire
Shamo
Asil
2 | Raças e Linhagens de Galinhas para Criações Comerciais e Alternativas no Brasil
Para produtores