PRINCIPAIS PROCESSOS DE MUDANÇAS DE CLASSE: FORMAÇÃO DE SUBSTANTIVOS
FORMAÇÃO DE SUBSTANTIVOS
DEFINIÇÃO
O substantivo é definido semanticamente como uma palavra que designa seres ou entidades. Gramaticalmente, o substantivo constitui o núcleo de estruturas nominais, tais como o sujeito, os objetos direto e indireto e o agente da passiva, assim como expressões regidas de preposição. Os processos de formação de substantivos servem ao propósito de produzir palavras designadoras de seres ou entidades, ou palavras nucleares de estruturas nominais. Morfologicamente, a formação de um substantivo sempre corresponde à formação de uma palavra que apresente as categorias de gênero e número a qual determina a concordância de seus modificadores e determinantes (artigo, adjetivos e pronomes).
FORMAÇÃO DE SUBSTANTIVO A PARTIR DE VERBOS
São três motivações:
Semântica ou denotativa;
Gramatical;
Textual.
FUNÇÃO DENOTATIVA
O verbo é uma palavra que denota ações, estados etc, mas com a função de predicar. É importante observar que, na forma verbal, a denotação não pode ser separada da função predicadora, como vemos nas frases abaixo:
a) A chuva destruiu o poste de eletricidade.
b) *Destruiu o poste de eletricidade.
c) *A chuva destruiu.
a) Elegeremos um novo presidente no próximo ano.
b) * Elegeremos no próximo ano.
Podemos, então, constatar que a natureza gramatical do verbo é tal que sempre que usamos um verbo temos que especificar as categorias de tempo, modo e número-pessoa, assim como sujeito e complementos.
Mas as noções veiculadas pelos verbos podem nos ser necessárias para a comunicação fora da situação de predicação numa frase particular. Para atender a essa necessidade, a referência a essas noções deve ser feita através de palavras caracterizadas como designadoras, ou seja, os substantivos. Portanto, formamos substantivos a partir de verbos para denotar o significado verbal como uma entidade ou conceito em si, fora da situação de predicação, como: - Odeio