• Principais pontos econômicos do estado
Atualmente, a economia do Estado está em pleno desenvolvimento. Suas principais atividades se concentram nas áreas de Agricultura - com o cultivo de algodão, arroz, banana, castanha-de-caju, cana-de-açúcar, coco-da-baía, feijão, mandioca, milho, batata-doce, sisal, fumo, abacaxi e mamona; Pecuária - bovina, suínos, avicultura;Pesca; Extração vegetal - Carnaúba e Mineração - sal marinho, calcário, diatomito, estanho, caulim, gás natural, petróleo, tungstênio, feldspato, nióbio. A economia do Rio Grande do Norte é a décima oitava maior do país e a quinta da região Nordeste.
O setor turístico é outro setor em franco desenvolvimento. O Rio Grande do Norte conta com uma das paisagens mais belas do Nordeste brasileiro, e suas praias de águas mornas e seu clima sempre favorável o tornam o principal alvo de turistas nacionais e estrangeiros. O setor turístico no Estado ainda é carente de profissionais especializados e subsídios do Governo, mas novas Faculdades e Escolas de Turismo estão atuando cada vez mais no Rio Grande do Norte. Alguns pontos turísticos do RN são: Praia de Ponta Negra (Natal), Catedral de Santa Luzia (Mossoró),Praia de Tibau, Pico do Cabuji, Forte dos Reis Magos (Natal), Estátuas dos Reis Magos (Natal), Museu Câmara Cascudo(Natal) e o Centro de Turismo de Natal.
O Rio Grande do Norte vem desenvolvendo-se rapidamente nos últimos anos. Sua industria, cujos principais produtos ainda são os têxteis, os artesanatos e cerâmicas, vem ganhando força graças às exportações. Produtos como o sal, camarão, frutas - mamão, melão, melancia, abacaxi, manga, etc - peixes e doces tornaram o RN o campeão de exportações do Nordeste. Estado o quel no inicio da colonização tinha a economia baseada na subsistência, concentrando-se na pesca, pecuária e agricultura.