organizaçaõ empresarial e educacional
Tendo em vista que a instituição escolar tem como principal finalidade a formação cidadã, por meio da apropriação do saber historicamente produzido, e a administração é a utilização racional de recursos na realização de fins almejados, os meios utilizados para atingir tal finalidade não podem ser os mesmos utilizados na empresa. Conforme Paro (1999), o princípio básico da administração é a coerência entre meios e fins. Como os fins da empresa capitalista, por seu caráter de dominação, são não apenas diversos, mas antagônicos aos fins de uma educação emancipadora, não é possível que os meios utilizados no primeiro caso possam ser transpostos acriticamente para a escola, sem comprometer irremediavelmente os fins humanos que aí se buscam.
Portanto, os objetivos da organização escolar e da organização empresarial não são apenas diferentes, mas, sobretudo, antagônicos, na medida em que, enquanto a escola objetiva o cumprimento de sua função de socialização do conhecimento historicamente produzido e acumulado pela humanidade, a empresa visa à expropriação desse saber na produção de mais valia para reprodução e ampliação do capital, mantendo, assim, a hegemonia do modo de produção capitalista.
Assim, os procedimentos adotados na escola não podem ser idênticos aos adotados na empresa pois administrar uma escola não se resume à aplicação de métodos e técnicas transpostos do sistema administrativo empresarial, que não têm como objetivos alcançar fins político pedagógicos. Nessa ótica, Paro (1996) indica que "a administração escolar é