principais platicos
Acrílico
São os polimetil metacrilatos (PMMA) à base de ácido acrílico (assim chamado a partir do acrolem, de cheiro acre, de onde deriva a palavra acre). O acrílico é obtido pela polimerização por adição de monômeros de metil metacrilato, na presença de um catalisador de peróxido. O vinil resultante tem dois átomos de hidrogênio por meio de um grupo metil (CH3) e um grupo metacrilato (COOO CH3).
As cadeias podem ter o comprimento de 1.000 a 10.000 monômeros. O PMMA é caracterizado principalmente por ter excepcional transparência. Possue uma elevada resistência ao ultravioleta, com amarelamento mínimo e pode ser usado, por essa razão, como um revestimento barato de filtro UV para policarbonatos.
O metil metacrilato tem sua origem no gás polipropileno, C3H6, um produto à base de petróleo. Isso é oxidado para álcool isopropílico para conversão em acetona. A adição de ácido hidrociânico forma acetona cyanhydrin e, depois, ácido sulfúrico e álcool de metila são empregados para obter metacrilato de metila. Isso pode ser polimerizado para formar resina de metacrilato de metila.
No método clássico de produção, o monômero (o material cru não polimerizado) é aquecido para formar um xarope pesado, é derramado em uma "célula" formada por duas folhas de vidro, separadas por uma gaxeta de borda para dar a espessura exigida para o molde. A célula é então assada num forno para completar a polimerização, esfriada e as lâminas são removidas. A superfície adquire o acabamento do molde de vidro.
Pó para moldagem também pode ser produzido com cadeias de polímeros de somente 500 - 600 monômeros de comprimento. Obtém-se um polímero que flui facilmente - um material como o "diakon" da ICI, usado para fazer difusores prismáticos, moldados por injeção, destinados a aparelhos de iluminação, receptores telefônicos e produtos similares. A estrutura molecular do Diakon, com peso molecular consideravelmente mais baixo do que os polímeros de molde,