A diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo
(Fonte: http://www.porcocapitalista.com.br/2013/04/a-diferenca-entre-liberalismo-e.html )1. Neoliberalismo como o próprio nome sugere, é uma forma "nova" de liberalismo. É uma forma de diferenciar o liberalismo moderno do liberalismo clássico, aquele lá da época da Adam Smith, David Ricardo, Jean Baptiste Say e outros.
2. O primeiro a colocar todos os economistas anteriores a ele próprio num mesmo grupo e chamá-los de "liberais clássicos" foi Karl Marx.
3. Karl Marx teve a pretensão de ser um divisor de águas nas ciências econômicas, por isso, há a economia antes de Marx e depois dele. Os economistas anteriores a Marx, eram os assim chamados liberais clássicos, mesmo que não fossem todos tão liberais assim. Tomando como exemplo Thomas Malthus, eu não o considero lá muito liberal, mas para os marxistas ele era um.
4. Depois de Karl Marx, poucos economistas deram bola para o que ele disse. Dessa forma, ao invés de ser um divisor de águas, sua teoria foi somente algo paralelo, uma aberração, um filho bastardo, para quem ninguém (pelo menos dentro das ciências econômicas) deu muita bola e dessa forma, a economia continuou se desenvolvendo como se Marx nunca tivesse existido e dando continuidade ao que os economistas clássicos (vistos todos eles pelos marxistas como liberais) vinham desenvolvendo.
5. Por isso os marxistas ainda hoje chamam os economistas mais ortodoxos, ou seja, aqueles que seguem em sua maior parte as idéias dos economistas clássicos e dão continuidade à elas de "neoliberais".
6. O termo também é um tanto pejorativo, porque pressupõe que os economistas clássicos estavam superados. Marx os superou. Portanto "neoliberal" soa como um retrocesso. Uma tentativa de ressuscitar algo que estava morto.
7. Alguns economistas imediatamente posteriores a Marx, principalmente os que fizeram parte da revolução marginalista, também são chamados de neoclássicos. Justamente porque optaram por ignorar Marx e dar