Principais ideias e impactos do mundo impresarial
No primeiro período, Taylor se preocupava exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário por meio do estudo de tempos e movimentos.
No segundo período, Taylor partiu do principio de que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas.
A organização racional do trabalho- ORT. Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos. A análise do trabalho consistia em decompor cada tarefa e cada operação em uma serie ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados, e os movimentos uteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário, ao mesmo tempo em que se fazia o estudo de tempos e movimentos,ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, adicionamos os tempos elementares e mortos( esperas, preparação, necessidades pessoais etc.). Com isso, padronizavam-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução. Estudo da fadiga humana. Por meio da aplicação dos métodos científicos, a administração cientifica procurou eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando à diminuição dos esforços musculares. Os movimentos em demasia proporcionavam a fadiga e, por sua vez, a queda da produção.
Divisão do trabalho e especialização do operário. A divisão do trabalho proporcionou a especialização do operário pelo fato de ele se limitar a execução rotineira do mesmo trabalho. Dessa forma, cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, visando seu ajuste aos padrões descritos e as normas de desempenho estabelecidas pelo método. A ideia básica era de que a eficiência aumenta com a especialização: quando mais especializado for um