TI Verde: Práticas e conceitos sustentáveis
1- Introdução
2- Tecnologia e Sustentabilidade
2.1- Práticas do TI Verde
3- TI Verde e as empresas
4- TI Verde e a Sociedade
5- Conclusão
6- Bibliografia
1- Introdução
A área de TI ganhou importância quando as empresas perceberam que as informações de que detém, fazem parte de seu patrimônio e que o modo de sua implementação é efetuada em sua estrutura para moldar toda a empresa.
Assim como outras atividades, o TI provoca impactos no ambiente sendo tanto pela demanda de energia elétrica quanto pelo material utilizado na produção de hardware.
As questões ecológicas têm sido bastante discutidas em todos os setores, principalmente quando o assunto é TI.
Há alguns anos as empresas vêm analisando o tamanho da sua influência nesse caso, sendo assim, colocou em prática o trabalho pela consciência ambiental e ações de sustentabilidade. A chamada TI Verde.
É importante ressaltar que nessa ideia o uso e reuso de recursos naturais, reciclagens de equipamentos e a destinação final de resíduos, estão inclusa para que seja permitida uma vida mais útil para as infraestruturas da tecnologia.
A importância para os negócios, sociedades e futuro do planeta faz com que o TI Verde se destaque cada vez mais para a comunidade técnica, que através de pesquisas atuarão no sucesso da inovação tecnológica voltada para a sustentabilidade.
2-Tecnologia e sustentabilidade
A tecnologia já foi definida como o maior conjunto de atividades e soluções providas por recursos da computação que visam à produção, armazenamento, acesso e uso das informações. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia facilitou a comunicação pessoal e institucional através de programas, bancos de dados, transmissão de documentos, envios de mensagens e arquivos.
Atualmente, a tecnologia é considerada responsável pelo consumo dos recursos naturais do planeta, nesta conta entra também o desperdício de energia de aparelhos