Principais fontes poluidoras
Poluição do Ar
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
O nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmosfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação. Para facilitar esta classificação, os poluentes são divididos em duas categorias:
Poluentes Primários Poluentes Secundários aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão. aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.
As substâncias poluentes podem ser classificadas da seguinte forma:
Compostos de Enxofre
Compostos
de Nitrogênio
Compostos
Orgânicos
Monóxido
de Carbono
Compostos Halogenados
Material
Particulado
Ozônio
SO2
SO3
Compostos de Enxofre Reduzido:
(H2S, Mercaptanas, Dissulfeto de carbono,etc) sulfatos NO
NO2
NH3
HNO3
nitratos hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos orgânicos
CO
HCI
HF
cloretos, fluoretos mistura de compostos no estado sólido ou líquido O3 formaldeído acroleína
PAN,
etc.
A interação entre as fontes de poluição e a atmosfera vai definir o nível de qualidade do ar, que determina por sua vez o surgimento de efeitos adversos da poluição do ar sobre os receptores, que podem ser o homem, os animais, as plantas e os materiais.
A medição sistemática da qualidade do ar é restrita a um número de poluentes, definidos em função de sua importância e dos recursos disponíveis para seu acompanhamento.
O grupo de