Principais fibras texteis
FIBRAS NATURAIS
Algodão ( CO ): É a mais importante das fibras ( cerca de 50% do consumo mundial ). E obtida através da semente do algodoeiro. É de grande resistência, absorvente e boa condutora do calor. Tem facilidade para amarrotar e aceita muito bem os tingimentos. Encolhe bastante, exceto quando recebe tratamento prévio. É vulnerável ao mofo e à luz solar. Quando seca, a fibra é quase inteiramente composta por celulose (de 88 a 96%). Além da celulose ela contém pequenas porções de proteínas, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos.
É plantado em diversas regiões do mundo, em diversas variedades, diferenciando-se em algumas de suas características devido à condições climáticas, solo, cuidados, crescimento, etc...
No Brasil é a fibra mais cultivada, plantada fundamentalmente em duas áreas.
Meridional: abrangendo os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
Setentrional: abrangendo os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.
O algodoeiro cultivado na zona meridional é plantado anualmente. Suas plantas medem de 1 a 1,5m de altura, necessita de lugares quentes e úmidos e requer cerca de 150 a 200 dias para ser colhido. As fibras são mais curtas, menos resistentes e mais grossas que as produzidas na área setentrional.
O algodoeiro cultivado na zona setentrional é uma planta perene (produz fibras com as mesmas características por vários anos seguidos). Com uma altura máxima de 3m. Sua variedade mais conhecida é o algodão Seridó, que produz fibras longas, resistentes, finas e brilhantes.
As fibras de algodão podem ser colhidas manual ou mecanicamente. Na colheita manual, as fibras se apresentam com uma menor quantidade de impurezas que as colhidas mecanicamente. Após a colheita o algodão deve ser descaroçado, isto é, devem-se separar as fibras das sementes; isto é; feito por descaroçadeiras que também eliminam parte das