As transformaçoes do sistema capitalista
Sociologia Moderna
1. A partir de 1945, os Estados unidos assumiram a hegemonia econômica mundial, passando a ter um papel fundamental no crescimento e expansão da economia capitalista mundial.
Os vários tratados internacionais e programas promovidos por este país a partir de 1944 estabeleceram os organismos financeiros internacionais e lançaram as bases para a promoção da cooperação monetária e do comércio internacionais sob a sua hegemonia político-militar.
O período caracterizado pelo Keyenesianismo tinha o Estado como regulador da economia e promotor do desenvolvimento econômico, através de políticas fiscais e monetárias, investimento e endividamento público.
Financiados pelos afluentes investimentos e empréstimos americanos, foi possível a reconstrução de vários países através da ação do Estado Keynesiano.
2. O que inviabilizou o “Capitalismo dos Sonhos” que os EUA idealizaram foi que eles acreditaram em uma classe média prospera e feliz, sobre os escombros de grandes potencias que estavam destruídas no campo da industria, porem com a crise no sistema gerada pelo estouro da bolha imobiliária, desencadeou a quebra de vários bancos e financiadoras, o que fez com que a classe média fosse rebaixada, chegando a uma situação de pena.
O crescimento sustentado da produção industrial desse período manteve-se até a década de 70. Após concluída a reconstrução da Europa e do Japão, ocorre diminuição no consumo e aumento da competitividade. Por sua vez, a queda na lucratividade e produtividade das empresas americanas provoca a diminuição da base fiscal americana, gerando processo inflacionário mundial e desvalorização do dólar. A crise do Petróleo em 1973 foi o principal insumo energético nos processos produtivos e nos meios de transporte, ocasionando assim uma crise produtiva de grande proporção.
Desta forma o mundo mergulhou num processo de estagflação, levando a reestruturações organizacionais regulatórias