PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE USGAAP E BRGAAP
BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS RESULTANTES
RESUMO
No final do século XX, os países do mundo todo se deparam com uma nova onda: a Globalização. Esta veio a integrar diversos processos de natureza cultural, econômica, social e política; Simultaneamente houve a quebra das barreiras nacionais e o surgimento de blocos empresariais; Este último com o intuito de reduzir custos e abranger mercados.
No âmbito da informação Contábil, essas mudanças geraram a necessidade de se produzir relatórios e demonstrações contábeis para usuários de países e culturas diferentes, e é exatamente desse ponto que se pretende demonstrar por meio de comparações algumas das principais semelhanças e diferenças encontradas nas Normas Contábeis norte-americanas (USGAAP) e as normas aplicadas no Brasil (BRGAAP) e os prováveis resultados dessas dissensões. Da mesma forma espera-se alertar e preparar os profissionais da área contábil para essas mudanças referentes a Harmonização e Padronização da Normas Contábeis que só agora chegam de fato ao nosso país com maior abrangência.
Palavras-chave: Padronização, Normas de Contabilidade, USGAAP, BRGAAP.
1. INTRODUÇÃO A globalização da economia é o processo de expansão de mercados e extinção das fronteiras nacionais. Para otimizar os custos e facilitar a penetração nos mercados internacionais, criam-se os grandes grupos econômicos através de fusões e incorporações de empresas com alcance de negócios a nível internacional.
[...] um dos aspectos mais marcantes da evolução da economia internacional nos últimos tempos, tem sido a aglutinação de países em blocos ou super-blocos. Verifica-se uma tendência acelerada de formação de blocos comerciais e regionais e bilaterais, diárias de livre comércio e de uniões aduaneiras (MELLO, apud BEUREN;BRANDÃO,2001,p.19).
Visando o melhor acompanhamento em seus negócios, os investidores exigem cada vez mais, a publicação das