Nutriplant (estrutura bovespa mais)
Novo segmento de listagem oferece acesso a empresas que pretendem iniciar sua trajetória no mercado acionário de forma gradativa
São Paulo, 13 de fevereiro de 2008 - Com o início de negociação das ações da Nutriplant, a Bovespa inaugura hoje (13/02) o Bovespa Mais, segmento de listagem do mercado de balcão organizado para companhias que pretendem ingressar no mercado de capitais de forma gradativa, utilizando-o como fonte de recursos para seu crescimento. A chegada da Nutriplant, empresa do setor de fertilizantes, de Paulínia (SP), foi marcada por uma cerimônia, realizada nesta manhã, no Espaço Bovespa.
O evento contou com a presença de representantes da Bolsa, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Comissão de Abertura de Capital, das instituições que atuaram ativamente na formatação do Bovespa Mais (ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, BNDES e Petros), dos participantes da operação da Nutriplant (o Banco HSBC, como coordenador-líder, e os escritórios de advocacia Souza Cescon e Pinheiro Neto), além de diretores e funcionários da companhia estreante.
Com seu arcabouço regulatório finalizado em março de 2006, o Bovespa Mais foi idealizado para possibilitar o acesso de um número maior de empresas ao mercado acionário brasileiro, em especial, daquelas que desejam fazer ofertas menores, possuem perspectivas de crescimento e observam boas práticas de governança corporativa. Do outro lado, o segmento pretende atrair investidores que acreditam no potencial de desenvolvimento destas companhias e buscam um retorno de médio e longo prazo, sem precisar, necessariamente, de liquidez imediata das ações.
As empresas listadas no Bovespa Mais terão suas ações negociadas no sistema eletrônico da Bolsa, o Mega Bolsa, por meio de calls, leilões previamente programados. O número de calls diários poderá aumentar e as negociações se tornarem contínuas, de acordo com a elevação da liquidez das ações.