PRINCIPAIS CONHECIMENTS FILOSOFICOS
Inicialmente as explicações míticas e religiosas eram utilizadas com o objetivo de responder aos seus questionamentos. Assim o homem passou pela fase do medo, em que predominava a incompreensão e o medo do desconhecido. Passou em seguida pela fase do misticismo, na qual a tentativa de explicar os fenômenos que ocorriam ao seu redor eram através de crenças, mitos e de superstições, ate chegar a fase em que a busca para suas respostas aconteciam com um pensamento racional e filosófico, fez surgir assim a ciência propriamente dita.
Os filósofos gregos foram os primeiros a dar explicações através da razão sobre a natureza e os fenômenos que nela ocorrem.
De acordo com Chassot, alguns fatores propiciaram a origem e o desenvolvimento da ciência e da cultura grega.
Uma grande curiosidade intelectual, que o levou a observar o conhecimento e técnicas de outras culturas mais complexas.
A ausência de uma organização administrativa- religiosa que impusesse pautas rígidas de comportamento e conduta.
Os primeiros filósofos gregos surgiram n o século VI a.c, nas colônias da Magna Grécia e da Jônia. Mileto considerava o berço da ciência grega , o primeiro passo em direção a descoberta da ciência devido ao trabalho de quatro grandes filósofos : Jônicos que deram uma significante contribuição a compreensão do universo e os fenômenos da natureza, são eles Talis de Mileto, Anaximandro, Anaximenes discípulo de Talis e Heráclito de Éfeso. Eles propunham que água era a substancia primordial, a qual deu origem a tudo que pudesse ser visto no mundo.
O século V a.c, na Grécia Antiga foi de grande desenvolvimento cultural e cientifico. Nessa época surgiram Pitágoras a quem é atribuído a invenção da palavra Filosofia, Parmêndes e Demócrito.
Demócrito foi o primeiro a creditar que os deuses não existiam e que a natureza tinha as suas próprias leis, ou seja, para ele tudo podia ser explicado em termos do movimento dos átomos.
Ainda nesse século, Empédocles